
O Ministério da Educação anunciou a abertura do prazo para a complementação das inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies [1]), referente ao primeiro semestre de 2026. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, dia 16, para concluir esse processo, que é destinado aos alunos cujas inscrições foram adiadas durante os processos seletivos dos semestres anteriores de 2025.
A complementação deve ser realizada através do sistema Fies Seleção [2], utilizando o CPF e a senha já cadastrados na conta gov.br do usuário.
Além disso, é imprescindível que os candidatos validem toda a documentação requerida pela instituição de ensino superior na qual foram pré-selecionados. A entrega dessa documentação, seja de forma física ou digital, deve ser feita à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em um prazo máximo de cinco dias úteis.
Após a validação dos documentos, um agente financeiro terá um prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, para validar as informações e proceder com a contratação do financiamento, dependendo da disponibilidade.
Os detalhes completos sobre requisitos, prazos e procedimentos para essa etapa foram divulgados no edital publicado no dia 8 de janeiro pelo Ministério da Educação.
Informações sobre o Fies
Instituído em 2001, o Fies tem como objetivo fornecer financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e que tenham recebido uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para se candidatar ao Fies, é necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e com uma média igual ou superior a 450 pontos.
Candidatos cuja renda familiar per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo e que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito a 50% das vagas reservadas por meio do programa Fies Social. Esta modalidade possibilita o financiamento integral dos custos educacionais.
[1] https://abcdoabc.com.br/fies-2025-mec-publica-lista-vagas-remanescentes/
[2] https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login