
No último domingo (11), durante a cerimônia do Globo de Ouro, o filme brasileiro O Agente Secreto [1]alcançou um marco significativo ao conquistar dois prêmios: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator, atribuído a Wagner Moura [2]. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe duas estatuetas na mesma edição do prestigiado evento.
Brasil brilha no Globo de Ouro: O Agente Secreto conquista dois prêmios históricos:
Paulo Pinto/Agência Brasil
A vitória da produção dirigida por Kleber Mendonça Filho gerou uma onda de celebrações nas redes sociais, com reações entusiasmadas de políticos, artistas e críticos de cinema.
O presidente Lula expressou seu entusiasmo em sua conta no X: "Melhor Filme de Língua não Inglesa e Melhor Ator de Drama. Uma dupla vitória de O Agente Secreto no @goldenglobes para entrar para a história do cinema brasileiro. Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas. Quanta honra foi receber, em agosto do ano passado, parte do elenco e da produção do filme para uma sessão no Cine Alvorada. Eu e Janja guardamos na nossa memória cada momento daquela noite extraordinária. As portas estarão sempre abertas para a arte e a cultura brasileiras".
Entre os comentários, o deputado federal Guilherme Boulos ressaltou o valor da atuação de Moura: "Wagner Moura melhor ator do mundo! O Globo de Ouro premiou não apenas um ator extraordinário, mas um brasileiro que nunca teve medo de estar do lado certo. Parabéns, meu irmão!".
A roteirista e colunista da Folha de S.Paulo, Rosana Hermann, também elogiou a obra: "Um filme sobre memória. Sobre trauma de uma geração. Discurso lindo do gigante Wagner Moura. Viva a cultura brasileira!".
A deputada federal Erika Hilton parabenizou todos os envolvidos na produção: "Parabenizo o ator Wagner Moura, assim como todos os trabalhadores envolvidos na produção e promoção do filme O Agente Secreto, pelo mais do que merecido Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Por mais um ano, uma atuação brasileira foi premiada e celebrada em um dos mais importantes prêmios de Hollywood. Uma atuação estelar que só foi possível dentro de um filme feito com excelência, com uma direção primorosa e um elenco maravilhoso". Ela ainda destacou o apoio financeiro recebido pelo projeto: "O Agente Secreto recebeu R$ 7,5 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual. Perto dos gastos do nosso país com supersalários e com bolsa-empresário, isso não é nada. Mas, na cultura, cada real investido movimenta um setor inteiro."
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, elogiou a atuação de Moura: "Wagner Moura é gigante. O prêmio é mais do que merecido e reconhece uma atuação forte e emocionante em O Agente Secreto". A ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a conquista: "UAUUUUUU! O Agente Secreto ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro! Parabéns!!!".
O apresentador Serginho Groisman também se juntou às comemorações: "O Agente Secreto. Parabéns! Nosso cinema brasileiro brilha!".
Por fim, o vice-presidente Geraldo Alckmin comentou sobre a relevância da vitória: "O Brasil com S está na moda! O nosso país está integrado ao mundo na economia, na geopolítica e na cultura! Ontem, a noite do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do cinema mundial, foi à brasileira com duas vitórias do filme 'O Agente Secreto' [3], melhor filme de língua não inglesa e melhor ator para Wagner Moura. Parabéns para @kmendoncafilho e toda a equipe! Viva ao Brasil e à cultura nacional!".
[1] https://abcdoabc.com.br/o-agente-secreto-vence-globo-de-ouro/
[2] https://abcdoabc.com.br/wagner-moura-destaque-imprensa-internacional/
[3] https://www.youtube.com/watch?v=JB6Wf4DM9GY