
A CPTM [1]realiza nesta quinta-feira (15/01) uma ação de saúde voltada à prevenção e ao tratamento do HIV [2]e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na Estação Brás, uma das mais movimentadas da capital paulista.
A iniciativa ocorre em parceria com a Coordenação do Programa Estadual IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde. Das 9h30 às 13h30, técnicos especializados estarão disponíveis para atender gratuitamente os usuários da CPTM.
CPTM oferece testes rápidos e orientação sobre prevenção
Arquivo/Agência Brasil
Durante a ação na Estação Brás, a CPTM disponibiliza testes rápidos de HIV e sífilis, realizados por meio de punção digital. Também serão distribuídos autotestes de HIV, com oferta de cabine para realização no local, além de orientações sobre a profilaxia pós-exposição (PrEP), indicada para pessoas que possam ter sido expostas ao vírus em relações sexuais.
O atendimento é aberto ao público e busca ampliar o acesso ao diagnóstico e à informação, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como as estações da CPTM.
Diagnóstico precoce e combate às ISTs
Freepik
O principal objetivo da ação é promover o diagnóstico precoce entre pessoas que não conhecem seu status sorológico, contribuindo para o início rápido do tratamento, quando necessário, e para a redução da transmissão do HIV e de outras ISTs.
Com iniciativas como essa, a CPTM reforça seu papel social ao integrar ações de saúde pública ao cotidiano do transporte metropolitano, ampliando o alcance das políticas de prevenção e cuidado à população.
[1] https://www.cptm.sp.gov.br/cptm
[2] https://abcdoabc.com.br/virus-hiv-mitos-e-verdades-sobre-essa-doenca/#:~:text=%C3%89%20falso%20acreditar%20que%20beijos,l%C3%A1grimas%2C%20saliva%20ou%20toque%20casual.