
O Sehal [1](Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) celebra no próximo dia 12 de julho seus 82 anos de fundação, consolidando-se como o único representante patronal do setor de gastronomia e hotelaria na região. Ao longo de mais de oito décadas, a entidade tem desempenhado um papel decisivo no fortalecimento e desenvolvimento do segmento, com ações que vão além da defesa dos interesses das empresas: o Sehal investe em capacitação e fomenta o turismo.
Com sede em Santo André [2], o sindicato tornou-se protagonista em diversas frentes, sendo pioneiro na realização de festivais gastronômicos no Grande ABC. O primeiro evento do gênero promovido pelo Sehal aconteceu em 1999, em Santo André, quando o potencial culinário da cidade ainda era pouco explorado. Desde então, o sindicato segue como incentivador e parceiro de diversas iniciativas que valorizam a gastronomia local como um dos vetores do turismo regional.
Beto Moreira/Divulgação
Mais de 17 mil alunos formados
Chef Adilson (esq) Beto Moreira (dir) com alunos/Divulgação
A qualificação profissional [3] também é um dos pilares do Sehal. Desde que passou a oferecer cursos próprios, em 1997, mais de 17 mil alunos foram capacitados por meio de uma grade diversificada, que acompanha as demandas do setor e prepara mão de obra especializada. Ao todo, 17.568 pessoas já passaram pelas salas de aula do sindicato patronal, em atividades teóricas e práticas. “Investir na formação é garantir um setor mais forte, competitivo e com profissionais preparados para os desafios de um mercado exigente”, afirma Beto Moreira [4]. presidente do Sehal.
Restaurante-escola: um marco
Uma das ações mais emblemáticas do sindicato foi o convênio firmado com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, entre 2010 e 2016, que resultou na criação do Restaurante-Escola. A iniciativa, fruto da experiência acumulada do Sehal na área de capacitação, formou 19.926 alunos em seis anos. A proposta inovadora proporcionou aos participantes aprendizado prático e contribuiu diretamente com a geração de oportunidades e a valorização profissional. “Foi uma experiência única, que marcou um capítulo importante da qualificação profissional no município e revelou o impacto que parcerias sérias podem gerar”, avalia Moreira.
Com uma trajetória sólida e voltada para o futuro, o Sehal reafirma seu compromisso com o setor e com os empresários da gastronomia e da hotelaria. “Nosso trabalho é contínuo e focado em oferecer suporte, fortalecer o setor e projetar os estabelecimentos do Grande ABC”, finaliza o presidente.
Divulgação
[1] https://sehal.com.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/noticias/santo-andre/
[3] https://abcdoabc.com.br/qualifica-sp-cursos-profissionalizantes/
[4] https://abcdoabc.com.br/bares-e-restaurantes-impulsionam-desenvolvimento-no-grande-abc/