
A Prefeitura de São Bernardo do Campo [1] amplia, em 2026, a oferta de esporte para pessoas com deficiência em São Bernardo como parte da política municipal de inclusão e promoção da saúde. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Lima com a ampliação do acesso às práticas esportivas e com a melhoria da qualidade de vida da população.
A ação integra o planejamento estratégico da Secretaria de Esportes e Lazer, que vem fortalecendo programas voltados à inclusão social por meio do esporte, com foco em pessoas com deficiência física, visual e intelectual.
Novas modalidades ampliam acesso ao esporte inclusivo
Divulgação/PMSBC
Entre as novas modalidades de esporte para pessoas com deficiência [2] em São Bernardo estão a natação PcD, o futebol para cegos e o futsal down. As atividades serão direcionadas à iniciação esportiva e atenderão crianças, jovens, adultos e idosos, respeitando diferentes níveis de habilidade e necessidades específicas.
As aulas serão ministradas por profissionais capacitados da Secretaria de Esportes, em equipamentos públicos adaptados para garantir acessibilidade e segurança. Entre os espaços estão o Creebba (Centro Recreativo Esportivo Especial), no bairro Assunção, e o Centro Aquático Batistini, além de outros polos esportivos do município.
Política pública prioriza autonomia e inclusão social
Divulgação/PMSBC
De acordo com o secretário de Esportes, Fran Silva, o programa vai além da prática esportiva. “O nosso objetivo é estimular a autonomia, a convivência social e a qualidade de vida dos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento esportivo, seja para o lazer ou para a formação de atletas. As atividades fortalecem a inclusão social, conforme previsto no plano de governo do prefeito Marcelo Lima”, afirmou.
Atualmente, a Secretaria de Esportes já oferece modalidades competitivas de esporte para pessoas com deficiência em São Bernardo, como a paracanoagem e o atletismo paralímpico. O município, inclusive, conta com destaque internacional. “O atual campeão mundial da paracanoagem é nosso atleta, o Luís Carlos, um grande incentivador do esporte inclusivo na cidade”, acrescentou o secretário.
Inscrições começam em fevereiro
Divulgação/PMSBC
As inscrições para os novos cursos de esporte para pessoas com deficiência em São Bernardo começam no dia 2 de fevereiro, por meio de link disponível no site oficial da Prefeitura:www.cursosesportivossbc.com [3]
O edital que regulamenta o processo prevê a reserva de 30% das vagas para atendimento prioritário de pessoas com deficiência, mediante apresentação de laudo médico, ou para pessoas em situação de vulnerabilidade social, reforçando o compromisso do município com o acesso universal ao esporte.
Cronograma de liberação das turmas no site:
(*liberação das vagas sempre às 10h)
• 2/2/2026 – Cursos para crianças e adolescentes
(futebol, futsal, vôlei, basquete, entre outros)
• 5/2/2026 – Cursos para adultos e idosos
(ginástica, pilates, dança, alongamento, entre outros)
• 10/2/2026 – Hidroginástica para idosos
(acima de 60 anos)
• 12/2/2026 – Hidroginástica para adultos
(acima de 40 anos)
• 19/2/2026 – Natação para todas as idades
(a partir de 7 anos)
• 2/3/2026 – Vagas remanescentes para ginástica artística e ginástica rítmica
[1] https://www.saobernardo.sp.gov.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/sbc-abre-15-mil-vagas-cursos-esportivos-para-2026/
[3] http://www.cursosesportivossbc.com