
A segunda-feira (12) começou na capital paulista com sol entre nuvens e termômetros subindo rapidamente, indica a previsão [1]. Às 06h26, a média registrada foi de 22°C. No momento, as imagens de radar mostram céu limpo, sem indicativos de chuva ou áreas de instabilidade sobre a cidade.
Previsão para a tarde: Atenção redobrada. O cenário muda drasticamente ao longo do dia. A máxima deve atingir os 33°C, acompanhada de uma queda nos índices de umidade relativa do ar, que podem ficar próximos ou ligeiramente abaixo de 32%.
Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação do calor intenso com a chegada da brisa marítima deve provocar pancadas de chuva de forte intensidade [2]. Há riscos significativos para: Formação de alagamentos; transbordamento de rios e córregos e queda de árvores devido a possíveis rajadas de vento.
Previsão para a semana
Arquivo/Agência Brasil
De acordo com as simulações dos modelos meteorológicos, a capital enfrentará uma semana de chuvas frequentes, concentradas especialmente nos finais de tarde e períodos noturnos.
Terça-feira (13/01): O padrão atmosférico se mantém. O dia segue quente, com mínima de 21°C e máxima de 31°C. A umidade mínima sobe levemente para a casa dos 41%. Novamente, a interação entre o calor e a brisa marítima deve gerar instabilidades severas e pancadas de chuva forte na Capital e em toda a Região Metropolitana.
[1] https://www.cgesp.org/v3/
[2] https://abcdoabc.com.br/calor-e-chuvas-no-verao-2026-como-se-proteger/