
O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul [1] acaba de ganhar novos integrantes. Dois filhotes da raça Pastor Belga Malinois chegaram à corporação para substituir cães veteranos que se aposentaram recentemente das atividades de patrulhamento.
Com apenas três meses de vida, os novos reforços estão na fase de socialização e testes de adaptação. Após esse período inicial, eles passarão por um treinamento rigoroso que inclui:
Faro: detecção de substâncias e objetos;
Patrulhamento: apoio em rondas ostensivas;
Proteção: táticas de segurança e imobilização.
Para o GCM Neto, da Inspetoria Canil, a renovação é vital. "Os cães oferecem um suporte fundamental para nossas operações, mas eles envelhecem e precisam ser substituídos para mantermos a eficiência do serviço prestado aos munícipes", explica.
Mais que proteção: O papel social do canil da GCM
Eric Romero/PMSCS
O trabalho do Canil vai além do combate ao crime. O GCM Neto ressalta que a unidade desempenha um papel social importante em São Caetano [2], realizando visitas a: escolas municipais; centros de terceira idade; eventos de integração com a comunidade.
Recentemente, em outubro, a equipe também recebeu os Border Collies Aslan e Aegon, que reforçam o policiamento comunitário e o estreitamento de laços entre a GCM e a população.
[1] https://abcdoabc.com.br/scs-seguranca-drone-smart-sanca/
[2] https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/home