
Mesmo o criminoso sabendo que atualmente ele corre muito mais risco de ser abordado pela polícia – que conta com o apoio da tecnologia e atua de modo integrado com outros órgãos e esferas do Poder Público – ele não se intimida e parte para o ataque quando percebe uma oportunidade de roubo ou furto de veículo.
Para comprovar a afirmação acima, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 traz dados importantes em sua pesquisa sobre Crimes Contra o Patrimônio. O levantamento mostra que no Brasil foram roubados (ação que envolve o uso de violência ou grave ameaça para subtrair um bem) e furtados (ação que ocorre sem contato direto com a vítima, de forma furtiva) 354.742 carros no Brasil em 2023.
LEIA MAIS: Polícia prende ladrões de veículo de luxo em SP [1]
Muitas das vítimas moram nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Os cinco Estados brasileiros mais visados, respectivamente, pelos assaltantes de veículos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública [2] 2024, foram roubados e furtados 131.729 em São Paulo; 38.825 no Rio de Janeiro; 27.697 em Minas Gerais; 20.448 em Pernambuco e 18.943 na Bahia. Infelizmente, São Paulo ocupa a liderança, com certa folga, em comparação aos demais Estados. Confira abaixo em que condição está o seu Estado na tabela completa dos números de roubos e furtos de veículos nos Estados brasileiros.
Foto: Divulgação
[1] https://abcdoabc.com.br/policia-prende-ladroes-de-veiculo-de-luxo-em-sp/
[2] https://forumseguranca.org.br/publicacoes/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/