
O Sistema Cantareira iniciará 2026 operando na Faixa 4 de Restrição, o que permite à Sabesp [1] manter a captação em até 23 m³/s. A decisão, oficializada nesta quarta-feira (31) pela ANA e pela SP Águas, reflete o esforço para equilibrar o sistema cantareira diante de um cenário desafiador: um aumento de 60% no consumo [2]devido às altas temperaturas e o pior índice de chuvas da última década.
Divulgação/Sabesp - Sistema Cantareira
São Paulo inicia 2026 com Sistema Cantareira na Faixa 4 e foco em economia de água
A manutenção do volume — que fechou o ano em 20,18%, ligeiramente acima do limite crítico de 20% — é fruto de medidas rigorosas adotadas desde agosto. Entre os destaques estão:
Redução da Pressão Noturna: A gestão da demanda entre 19h e 5h já poupou 57 bilhões de litros de água desde sua implementação pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM).
Ações na Fonte: Em agosto, a captação já havia sido reduzida de 31 m³/s para os atuais níveis para estender a vida útil do reservatório.
Para enfrentar a escassez, o Governo de São Paulo e a Sabesp anteciparam projetos estruturais. Uma das principais entregas foi a integração da bacia do Rio Itapanhaú ao Sistema Alto Tietê. Concluída seis meses antes do prazo com um investimento de R$ 300 milhões, a obra aumentou em 17% a oferta de água no reservatório, beneficiando diretamente 22 milhões de pessoas.
Além das obras, o plano de contingência inclui:
Suporte Social: Distribuição de caixas d'água para famílias vulneráveis.
Planejamento: Nova metodologia com projeções até setembro de 2026, garantindo transparência sobre as ações em cada faixa de criticidade.
Logística de Emergência: Reforço em equipes de manutenção e disponibilidade de caminhões-pipa.
Consumo consciente
https://youtu.be/mnemygMxrI4
Embora as medidas operacionais e as manobras entre sistemas garantam a estabilidade momentânea, as agências reguladoras reiteram que a colaboração da sociedade é indispensável. O uso racional da água continua sendo a ferramenta mais eficaz para evitar que o sistema recue para faixas ainda mais restritivas.
[1] https://agenciavirtual.sabesp.com.br/#conteudoPrincipal
[2] https://abcdoabc.com.br/consumo-agua-sobe-reservatorios-ficam-26/