
As famílias de Ana Cristina Oliveira da Silva, 25 anos, e Geovani Vitorino da Silva, 28, começaram 2026 celebrando em grande estilo. À 0h56 desta quinta-feira, nasceu o primeiro bebê de 2026 no Hospital da Mulher de São Bernardo: André Oliveira da Silva, em homenagem a um tio do pai, falecido em 2018. O menino chegou ao mundo pesando 3,450 kg e medindo 49 cm.
Ana Cristina relatou que esteve no hospital na manhã de segunda-feira (29/12) para exames de rotina e voltou para casa no bairro Taquacetuba, região do Riacho Grande. À noite, com a bolsa estourada, retornou à unidade, onde passou por parto induzido e, posteriormente, cesariana. “Ele estava encaixado, eu tinha dilatação, mas ele não vinha. Então, a saída foi a cirurgia”, contou a mãe.
Igor Cotrim/PMSBC
No quarto, mãe e avó observavam atentamente o recém-nascido. “Além do primeiro filho, é também o primeiro sobrinho e o primeiro bisneto (do lado do pai)”, comentou dona Márcia de Oliveira, avó materna. “Imagina como esse menino será mimado de todos os lados”, complementou Ana Cristina.
O casal, que se conhece praticamente desde a infância e está casado há seis anos, viveu um momento de agradecimento. Ana Cristina lembrou que já havia passado por uma gestação interrompida: “Tenho para mim que por algum motivo ainda não era o momento de a gente ter filho. E ali está a resposta”, disse, apontando para André.
Estrutura e investimentos no Hospital da Mulher
Omar Matsumoto/PMSBC
O nascimento do primeiro bebê de 2026 acontece em um contexto de melhorias significativas no Hospital da Mulher de São Bernardo [1]. Desde o início de 2025, a Prefeitura, sob gestão do prefeito Marcelo Lima, investiu na qualificação do atendimento, incluindo a instalação do primeiro mamógrafo da unidade, ampliando a capacidade de exames em até 2.000 atendimentos.
O hospital também recebeu 22 novos leitos e reforma no telhado. Além disso, em novembro de 2025, foi inaugurada a nova Casa da Gestante, Mãe e Bebê, no bairro Nova Petrópolis, voltada a gestantes que necessitam de acompanhamento especializado antes ou após o parto. Com aporte de R$ 2,7 milhões, a unidade passou por reestruturação completa, oferecendo mais conforto e assistência integrada, incluindo quatro dormitórios com 10 leitos, sala de estar, cozinha, área de convivência, consultórios médicos e odontológicos, salão de beleza e horta terapêutica.
O nascimento de André, portanto, não é apenas a primeira chegada do ano, mas também simboliza o resultado de investimentos e atenção integral à saúde materna em São Bernardo [2]. “Ver ele ali quietinho, dormindo e com saúde, é a maior prova de que Deus sabe o tempo certo das coisas. Nosso Ano Novo já começou com essa bênção em nossas vidas, que é o André”, concluiu Ana Cristina.
[1] https://abcdoabc.com.br/hospital-da-mulher-de-sao-bernardo-ganha-mais-22-leitos/
[2] https://www.saobernardo.sp.gov.br/