
São 536.760 metros quadrados de natureza preservada, esse é um dos legados deixado pelo ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT) [1], que comandou a cidade em três mandatos - 1997 a 2004 e 2009 a 2012 - e que, a partir deste domingo (13), data em que completaria 83 anos, tem seu nome eternizado no Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias [2], antigo Parque Guapituba [3], homenagem aprovada na Casa de Leis do município [4].
Antes de tudo, a banda Lyra de Mauá deu o tom do ritmo do evento de reinauguração, e o prefeito Marcelo Oliveira (PT) [5] relembrou as dívidas assumidas pela Municipalidade, mas que em um processo desse porte não compensava pagar o que era cobrado, porém, o resultado foi um parque que traz para à população um universo de natureza intocável.
“À época, quando o Oswaldo assumiu, tinha um precatório de mais de 30 milhões para a Prefeitura pagar desse espaço. Queriam construir aqui prédios. E o Oswaldo assumiu, e falou: ‘não, não dá para poder pagar um terreno, bonito, maravilhoso, mais 35 milhões’. E, aí, ele conversou com o Filippi, e conseguiu arrumar um arquiteto ambiental, o Emílio Haddad, que fez todo o estudo aqui, e que fez toda a documentação, levou para a Justiça junto com o Oswaldo. De 30 para 2 milhões, porque não dava para ser um valor de especulação imobiliária, mas de preservação”, esclareceu Marcelo.
Mais de 500 mil metros quadrados de natureza preservada
O resultado foi um parque de mais de 500 mil metros quadrados com natureza intocável e, além do Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias, há a Gruta Santa Luzia e o Parque da Juventude preservados.
Com a palavra, o secretário de Meio Ambiente
O secretário de Meio Ambiente da cidade, Reinaldo Soares de Araújo, antecipou algumas melhorias que o parque receberá e mensurou a elevação de visitantes.
“A gente começou a fazer um trabalho em conjunto e passamos de 4 mil visitantes para 9 mil. Os atrativos que temos aqui dentro do parque: academia ao ar livre, jardim das abelhas, vamos inaugurar, na próxima segunda-feira, o jardim sensorial com as crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) virão aqui. Tem o playground, teatro de arena, trilha de professor, jardim de pedras, o plantio de árvores, oficinas verdes, trilhas monitoradas com os funcionários efetivos aqui, os técnicos, os biólogos”, enumerou o secretário.
O titular da Pasta afirmou ainda que está em andamento a criação de um núcleo de animais silvestres, que a cidade nunca teve, e que será possível acolher os animais silvestres que forem resgatados nas ruas por atropelamento, ou abandono, ou doente, com previsão de inauguração em setembro próximo.
A viúva do ex-prefeito, Celma Dias, agradeceu a homenagem e destacou o empenho de seu esposo.
“Me sinto muito honrada pela representação que o prefeito Marcelo Oliveira trouxe para essa cidade, para esse lugar maravilhoso, que é uma grande riqueza para nossa cidade. O professor Oswaldo teve um trabalho muito maravilhoso, logo no início do seu primeiro mandato, na defesa desse espaço, porque se não tivesse havido um trabalho que foi feito por ele e sua equipe, hoje nós não teríamos essa riqueza na nossa cidade. O Oswaldo sempre trabalhou na defesa do Estado, da população, para melhorar a vida dos povos e da cidade”, agradeceu a ex-primeira dama.
A homenagem contou com algumas figuras políticas do PT, como o deputado estadual Luiz Fernando, que, mesmo sem ter ocupado uma cadeira nas salas de aula do professor Oswaldo Dias, disse que recebeu o aprendizado do docente.
"O Oswaldo foi meu professor também, embora nunca tenha tido aula com ele. Ele foi professor do Vicentinho, do Filippi, do Marinho. Ele deu aula de como fazer política, a grande política. E quando o Marinho me convocou para ser candidato a deputado estadual, eu vim buscar conselho com o professor Oswaldo Dias, por isso digo que ele é meu professor também”, rememorou o deputado.
Já o deputado federal Vicentinho (PT) [6] recorreu à origem da palavra para se referir ao ex-prefeito.
“Aqui, Guapitu, essa palavra, o Gua vem da água, como também vem dos aguapés. Guapitu significa respiro em Tupi-Guarani [7], sopro, leveza, é o que significa o nosso professor Oswaldo Dias”, explanou o catedrático, que concluiu ao ressaltar o perfil calmo do político:
“Nunca vi o Oswaldo Dias nervoso, pode até ser que ele tenha ficado nervoso, mas ele sempre se conteve, sempre calmo, e dizia o ‘não’ às vezes, com a calma que quem recebia o ‘não’ saia satisfeito. Ele dizia: ‘Vicentinho, eu sempre costumo responder às pessoas, mesmo que seja para dizer não’, Olha só que autenticidade”, elogiou o petista.
Rômulo Fernandes (PT) [8], que ocupa uma cadeira, também, na Alesp [9](Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, afirmou que a homenagem é justa pelo que representa a passagem de Oswaldo Dias no cenário político.
“Isso é um reconhecimento da cidade de Mauá. É um legado, acho que o Oswaldo dá uma referência. O Marcelo ser prefeito, depois de uma gestão que o Oswaldo fez, aumenta, inclusive, a sua responsabilidade, porque tem uma referência que foi exitosa, uma referência da administração pública, sem corrupção, ligada no serviço público. E a gente tenta manter, e é isso que o Marcelo está fazendo. Quem sabe, como é que fala: o discípulo vai superar o mestre na casa dos prefeitos”, sugeriu o deputado estadual.
De Raul Seixas e Paulo Coelho a Oswaldo Dias
Parafraseando Raul Seixas e Paulo Coelho, Marcelo Oliveira comentou quais os projetos futuros.
“Nós estamos ajustando, e aí, sem dúvida nenhuma, vai ter mais vida aqui, porque eu sempre fui uma pessoa sonhadora, e falo aquela frase de Paulo Coelho, que ele escreveu uma música: ‘um sonho sonhado por um, um sonho sonhado por mais gente, e tudo vai se tornar realidade’".
O atual chefe do Executivo projeta que o estacionamento seja ‘puxado’, “para aquele lado ali, no terminal, essa grade, para a gente ter espaço para se estacionar, e poder participar desse espaço”, projeta o prefeito.
Breve histórico de Oswaldo Dias
Oswaldo Dias [10] nasceu em Guarani, Minas Gerais [11], em 13 de julho de 1942 e faleceu em 05 de agosto de 2024, aos 82 anos, e a placa, no parque com uma breve biografia do ex-prefeito, expõe sua trajetória política com dedicação marcada pelo trabalho, pela luta social e compromisso com a educação, já que, entre suas atribuições profissionais foi professor da rede estadual de São Paulo, lavrador, metalúrgico e sindicalista.
Mas, foi em Mauá que iniciou sua vida pública, quando em 1992 foi eleito vereador, e depois assumiu a cadeira do Executivo por três mandatos.
Entre seus feitos estão o Teatro Municipal [12], o Ginásio Celso Daniel [13], a Praça XXII de Novembro, o início do Boulevard, além de 22 escolas, da ampliação de creches e da alfabetização de jovens e adultos.
Na Saúde, implantou quatro UPAs (Unidades Básicas de Saúde), fortalecendo a atenção básica na saúde e programas sociais.
Oswaldo Dias foi um entusiasta do desenvolvimento econômico da cidade em busca de atrair empresas, polos industriais e a chegada do, hoje, Mauá Plaza Shopping [14], sendo um marco da modernização urbana do município.
[1] https://www.instagram.com/oswaldodiasoficial?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
[2] https://www.facebook.com/SobreMauasp/posts/em-dia-de-homenagem-mau%C3%A1-oficializa-nome-do-parque-natural-municipal-prefeito-os/1311640797630638/
[3] https://educacaoambiental.maua.sp.gov.br/parque-do-guapituba/
[4] https://www.camaramaua.sp.gov.br/
[5] https://abcdoabc.com.br/marcelo-oliveira-convoca-o-povo-de-maua-para-participar-do-ppa/
[6] https://www.camara.leg.br/deputados/74283
[7] http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto43/FO-CX-43-2739-2000.pdf
[8] https://www.al.sp.gov.br/deputado/?matricula=300684
[9] https://www.al.sp.gov.br/
[10] https://www.instagram.com/oswaldodiasoficial/
[11] https://www.mg.gov.br/
[12] https://mapacultural.maua.sp.gov.br/espaco/1/#info
[13] https://www.maua.sp.gov.br/Not.aspx?noticiaID=3851
[14] https://www.mauaplaza.com.br/