
A Fundação do ABC [1] divulgou os vencedores da 5ª edição do concurso interno “Feito pela Gente”, iniciativa que dá visibilidade às inovações, boas práticas e projetos em desenvolvimento nas unidades da mantenedora, incluindo o Centro Universitário FMABC, hospitais e demais unidades administrativas.
O primeiro lugar ficou com o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin [2](HMEAS), em São Caetano do Sul, pelo projeto Fast Track HMEAS: Redefinindo a urgência – um projeto inovador para qualificar o cuidado e otimizar recursos. A iniciativa reorganizou o fluxo de pacientes de baixa complexidade, criando trilhas exclusivas de atendimento, consultórios dedicados, protocolos padronizados e espaço físico reconfigurado.
Resultados do Fast Track HMEAS
Eric Romero / PMSCS
O projeto trouxe impactos significativos:
Redução de 60% no tempo de espera;
Redução de 50% na jornada total dos pacientes;
Absorção de 40% da demanda total da emergência.
Além da eficiência, o modelo humaniza o cuidado, envolve equipes multiprofissionais e coleta feedback de pacientes para aprimorar continuamente o atendimento. O diretor-geral do Complexo de Saúde de São Caetano, Dr. Dagoberto Gomes de Moura, destacou “É um reconhecimento ao esforço e à dedicação das nossas equipes, que trabalham incansavelmente em melhorias e novas soluções para tornar o atendimento cada vez melhor e mais eficaz.”
Segundo e terceiro colocados
Pelo trabalho FUABC-FMABC e IMESC, Karina Braga, Marina Mendonça, Dra. Bianca Bianco e Ana Aline Campos/Divulgação
O segundo lugar foi para o projeto Parceria FUABC-FMABC e IMESC, que amplia o acesso à Justiça e fortalece compromissos com os ODS e princípios ESG, destacando a descentralização das perícias genéticas em Santo André.
O terceiro lugar foi conquistado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, com o projeto Fortalecimento da cultura paliativa, que promove educação permanente, sensibilização das equipes e integração precoce dos cuidados paliativos, priorizando humanização e qualidade de vida dos pacientes.
Equipe do Emílio Ribas do Guarujá com seu diretor-geral, Dr. Moracir Cetara, e a médica Dra. Barbara Rhomberg, autora do artigo e membro da comissão de Cuidados Paliativos./Divulgação
Crescimento do concurso
A 5ª edição recebeu 50 trabalhos inscritos, recorde desde a criação do concurso em 2021. Ao longo das cinco edições, foram avaliados 83 artigos, refletindo a diversidade, criatividade e compromisso das equipes da FUABC com inovação e melhoria contínua.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca do Conselho Curador da FUABC, e todos os 50 artigos participantes integrarão uma revista institucional, visando disseminar boas práticas e compartilhar experiências bem-sucedidas entre todas as unidades da Fundação do ABC.
[1] https://fuabc.org.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/hospital-albert-sabin-reduz-metade-tempo-espera/