
Em meio aos 3 mil inscritos para a 49ª Prova de Reis [1] deste domingo (11/1) pelas ruas de São Caetano [2] do Sul, um grupo especial chamará atenção: a equipe de corredores da Guarda Civil Municipal (GCM), que diariamente garante a segurança e a tranquilidade da cidade.
O pelotão da GCM estará oficialmente inscrito para percorrer os 10 quilômetros da prova, unindo rotina profissional, treinamento físico e espírito competitivo.
Veteranos que transformaram a vida com a corrida
Ricardo Quiles/PMSCS
Veterano do grupo, o classe especial Marcelo Ferreira da Silva, prestes a completar 30 anos de serviço, é referência dentro da equipe. Com pace abaixo dos 4 minutos por quilômetro, Marcelo disputa competições por todo o país carregando a bandeira da GCM.
“Eu jogava futebol e fui convidado por alguns guardas que corriam aqui. Na primeira Prova de Reis, em 2003, fiquei indignado por não conseguir manter o ritmo. Comecei a treinar, peguei gosto e virou um vício positivo”, lembra.
A corrida também foi fundamental para a recuperação de Marcelo após sofrer dois AVCs causados pelo excesso de bebidas energéticas, que chegaram a paralisar parte do lado esquerdo de seu corpo. “O médico disse que só me recuperei plenamente porque era corredor. Hoje, correr é essencial para mim e para o meu trabalho, ajudando tanto fisicamente quanto mentalmente.”
Outro destaque é o inspetor Luciano Fidelis, com 26 anos na corporação, que iniciou a corrida em 2012. “Eu era obeso, pesava quase 100 quilos. Comecei a correr e perdi mais de 20 quilos”, conta. Ele enfatiza o apoio institucional à prática esportiva: “Temos academia na sede da GCM e suporte do prefeito, do secretário e do comando. É por isso que o grupo segue firme e forte.”
Novatos e apaixonados pelo esporte
Ricardo Quiles/PMSCS
Entre os guardas que aderiram à corrida de rua em São Caetano está Flávio dos Reis Sampaio, 2ª classe há 9 anos na GCM, que já competiu em atletismo oficial nos 100 e 200 metros rasos. Ao chegar à cidade, encontrou na corrida de rua uma nova motivação e integração com o grupo da corporação.
Para Leandro Maron da Silva, também 2ª classe e quase 10 anos de GCM, a corrida começou durante o curso de formação da guarda. “Criamos uma comunidade na corporação, um ajuda o outro, um se inspira no outro. Correr a Prova de Reis tem um sabor especial porque é no quintal de casa, onde treinamos e trabalhamos todos os dias”, comenta. No dia 31 de dezembro, Leandro realizou o sonho de correr a São Silvestre, em São Paulo.
Prova de Reis chega à 49ª edição
Letícia Teixeira / PMSCS
A Prova de Reis de São Caetano do Sul chega à 49ª edição neste domingo, com largada às 7h na altura do número 2.092 da Avenida Presidente Kennedy, sentido Santo André. As inscrições já estão encerradas, reunindo corredores de todas as idades e níveis, incluindo o pelotão da GCM, que demonstra que disciplina, saúde e espírito de equipe caminham lado a lado.
[1] https://abcdoabc.com.br/prova-de-reis-relembre-primeiras-edicoes/
[2] https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/