
A Fundação do Livro e Leitura [1]de Ribeirão Preto [2]realiza, no dia 22 de julho, o lançamento oficial da 24ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontecerá de 15 a 24 de agosto e ocupará diversos espaços da cidade. O evento de lançamento será realizado no auditório do Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50 – Centro), a partir das 10 horas, reunindo imprensa, parceiros e convidados para a apresentação da programação completa da feira.
Abordando o tema “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, a 24ª FIL tem inspiração na obra “Caminhos da cultura no Brasil: um olhar sobre o futuro”, do sociólogo italiano Domênico De Masi, um dos autores homenageados nesta edição. Na ocasião, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura trará todos os detalhes sobre como serão os dez dias do evento literária, que terá cerca de 500 atividades na programação, como salões de ideias, conferências, sessões de bate-papo, espetáculos musicais, circenses e teatrais, lançamentos de livros com sessões de autógrafos, palestras e mais uma infinidade de atrações que contemplam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
De acordo com Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL, a proposta da programação está centrada no convite coletivo à cidade para refletir sobre as transformações culturais vivenciadas pelo Brasil nos últimos dez anos e, a partir disso, pensar nas possibilidades do país daqui para frente. “O livro que nos serviu de base no processo de construção desta edição da FIL reúne opiniões de 11 intelectuais brasileiros de diferentes formações e atuações na área da cultura e traz um mosaico de reflexões sobre qual seria a paisagem cultural do país dez anos à frente, ou seja, agora, em 2025. Diante disso, a curadoria entendeu que seria muito oportuno a FIL propor esse exercício aos seus visitantes, à cidade e à região de maneira geral”, destaca.
Tradicionalmente, a FIL homenageia quatro escritores a cada edição e, para 2025, os escolhidos são Domênico De Masi (escritor), Djamila Ribeiro (autora educação), André Luiz Oliveira (escritor infantojuvenil) e Matheus Arcaro (escritor ribeirão-pretano). “Mais uma vez, todos os esforços com a preparação da FIL estiveram focados na disseminação da literatura de forma amplificada. A diversificação das atividades não somente tem a intenção de envolver públicos de todas as idades, estilos e preferências, como também oportunizar o acesso democrático aos livros, estimular a descoberta do prazer da leitura e fomentar a cultura de maneira geral”, complementa Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.
[1] https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
[2] https://abcdoabc.com.br/meia-maratona-internacional-movimenta-ribeirao-preto/