
O Centro de Treinamento Paralímpico, localizado em São Paulo, é o palco do 3º Camping de treinamento da Seleção Brasileira principal e da equipe jovem de tênis de mesa paralímpico. Os treinos, que tiveram início na última segunda-feira, dia 7, se estenderão até quinta-feira, 17 de julho, reunindo um total de 18 atletas convocados para aprimorar suas habilidades.
A supervisão técnica da semana ficará a cargo do treinador croata Neven Cegnar, que ocupa o cargo de consultor internacional da equipe desde janeiro de 2025. O foco desse treinamento é a preparação para o ciclo olímpico que culminará nos Jogos de Los Angeles em 2028.
Quatro dos atletas [1] convocados têm compromissos internacionais imediatos, pois irão representar o Brasil no ITTF World Para Elite Nakhon Ratchasima, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de julho, na Tailândia. A lista inclui a carioca Sophia Kelmer, na classe 8, e os paulistas Lucas Arabian (classe 5) e Evellyn Santos (classe 11), além do paranaense Welder Knaf (classe 3).
A seguir, confira a lista completa dos convocados para o camping:
Allana Maschio - classe 9
Cátia Cristina Da Silva Oliveira - classe 2
Carlos Eduardo Freire De Moraes - classe 5
Danielle Rauen - classe 9
Evellyn Pereira Dos Santos - classe 11
Fábio Souza Da Silva - classe 3
Gabriel De Oliveira Antunes - classe 10
Guilherme Marcião Da Costa - classe 2
Jean Carlos De Souza Mashki - classe 8
João Pedro Ribeiro Possas - classe 9
Joyce De Oliveira Quinzote - classe 3
Lethicia Rodrigues Lacerda - classe 7
Lucas Carvalhal Arabian - classe 5
Marliane Amaral Santos - classe 3
Maycon Antônio De Oliveira - classe 5
Sophia Pernisa Kelmer - classe 8
Thais Fraga Severo - classe 3
Welder Camargo Knaf - classe 3
Dentre os convocados, as atletas Cátia Oliveira, Danielle Rauen, Joyce Oliveira e Thais Fraga são beneficiárias do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível. Este programa é uma iniciativa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa Econômica Federal que atende a um total de 148 atletas.
Adicionalmente, alguns atletas como Cátia Oliveira, Danielle Rauen, Evellyn Santos, Joyce Oliveira, Lucas Arabian e Marliane Amaral fazem parte do Time São Paulo. Esta é uma parceria estabelecida entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) [2] e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, beneficiando um total de 155 atletas.
A modalidade conta com o apoio oficial das patrocinadoras Caixa e Loterias Caixa, que desempenham um papel fundamental no incentivo ao desenvolvimento do tênis de mesa paralímpico no Brasil.
[1] https://abcdoabc.com.br/camping-mundial-de-taekwondo/
[2] https://cpb.org.br/