
A Prefeitura de São Paulo [1]tem intensificado suas iniciativas para proteger a população mais vulnerável durante os meses de inverno, mantendo ativas 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas em pontos estratégicos da cidade. Essas tendas funcionam diariamente das 18h às 0h, oferecendo não apenas alimentos e bebidas quentes, mas também suporte e encaminhamento para serviços de acolhimento.
Reprodução
No dia 14 de julho, as equipes realizaram um total impressionante de 24.496 atendimentos, com a distribuição de 79.133 itens essenciais, que incluíram 7.400 porções de sopa, 7.600 pães, 5.200 chocolates quentes, 2.938 chás, além de uma quantidade significativa de água e cobertores.
Além dos atendimentos aos indivíduos, a operação também levou assistência a 57 pessoas acompanhadas por seus animais de estimação, com um total de 72 pets recebendo cuidados adequados, incluindo a distribuição de ração e vacinação.
A Prefeitura ativou essas tendas sempre que a temperatura ou a sensação térmica cai para 13 °C ou menos. Nesses locais, são oferecidos alimentos como sopa e pão, bem como bebidas quentes e água. Para aqueles que optam por não se deslocar para os abrigos disponíveis na rede socioassistencial, são disponibilizados cobertores para aquecimento. As tendas também realizam encaminhamentos para serviços de acolhimento, garantindo transporte seguro para os interessados.
Para assegurar um atendimento rápido e eficaz, ambulâncias e equipes médicas estão disponíveis nas tendas, com profissionais capacitados prontos para prestar assistência médica quando necessário. Também são realizadas vacinas contra doenças como Influenza, Covid-19 e Tétano. Duas ambulâncias estão permanentemente posicionadas nas praças da República e Marechal Deodoro durante a noite.
Locais das Tendas
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n - esquina com Guaicurus)
Busca Ativa
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realiza busca ativa tanto diurna quanto noturna, abordando indivíduos em situação de rua e encaminhando-os aos serviços oferecidos pela Prefeitura.
Como Contribuir
Cidadãos interessados em apoiar o trabalho das equipes podem fazer isso acionando a Central 156, disponível 24 horas por dia. A ligação permite informar sobre a localização de pessoas em situação vulnerável sem necessidade de identificação pessoal; basta fornecer informações sobre o local e características da pessoa.
Rede Socioassistencial
A capital paulista [2] conta com uma vasta rede pública socioassistencial que abriga mais de 26 mil vagas destinadas a diferentes perfis populacionais, incluindo pessoas sozinhas, famílias e membros da comunidade LGBTQIAPN+. Durante a Operação Baixas Temperaturas, são disponibilizadas ainda 1.080 vagas emergenciais adicionais em centros esportivos municipais, proporcionando pernoite, banho e alimentação aos acolhidos.
[1] https://prefeitura.sp.gov.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/desafio-brasil-de-atletismo-paralimpico/