
Na manhã desta quarta-feira, 9 de julho, três indivíduos foram detidos em uma operação coordenada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, [1]visando desmantelar a atuação do Comando Vermelho no Complexo da Mangueirinha, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Um dos alvos da ação foi encontrado em um motel na Rodovia Washington Luiz.
Entre os detidos está Carlos Eduardo Santos da Silva, mais conhecido como "Gorilão", considerado o principal alvo da operação e líder de uma facção criminosa que opera em Teresópolis, na Região Serrana do estado. Durante a ação, foi apreendido um cordão de ouro que pertencia ao suspeito.
Além de "Gorilão", outros dois homens foram capturados: Sandro Wallace, que estava com um mandado de prisão em aberto, e Lucas da Silva Ribeiro, que atua como gerente do tráfico na área da Mangueirinha. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público, esta operação é fruto de mais de um ano de monitoramento contínuo realizado pela Central de Inteligência do MPRJ (CSI/MPRJ) em conjunto com o Grupo de Apoio aos Promotores (GAP/MPRJ), que já resultou em diversas prisões e apreensões significativas, impactando a estrutura da facção criminosa.
A operação contou com a colaboração efetiva do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que atuou nas áreas conhecidas como Corte 8, Sapo e Santuário. Durante a ação, foram confiscados mais de 100 quilos de cocaína, vários veículos [2]e armamentos variados, incluindo um fuzil AK-47 Kalashnikov, além de aproximadamente R$ 50 mil em dinheiro.
Segundo o Ministério Público, ao longo das investigações realizadas até agora, pelo menos sete membros da facção já foram presos. Os três detidos nesta quarta-feira serão encaminhados à 110ª Delegacia Policial em Teresópolis.
[1] https://www.mprj.mp.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/carro-com-infracoes-apreendido-em-sao-paulo/