
O bairro da Liberdade [1]se despede de 2025 mantendo uma de suas tradições mais simbólicas: o 52º Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade). Organizado pelos voluntários da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL [2]), o evento acontece no dia 31 de dezembro, na Praça da Liberdade África-Japão, a partir das 9 horas, com entrada gratuita, reunindo milhares de visitantes que desejam boas energias para o novo ano.
Mais do que uma festa, o Moti Tsuki Matsuri simboliza gratidão pelas bênçãos do ano que se encerra e votos de saúde, paz e prosperidade para 2026. Durante a celebração, serão distribuídos gratuitamente cerca de 30 mil unidades de moti, o tradicional bolinho de arroz glutinoso, oferecido ao público como símbolo de agradecimento e prosperidade para o ano novo.
Programação do festival
Divulgação
A programação começa às 9 horas com a distribuição dos motis, seguida pela abertura oficial às 10 horas, com a tradicional cerimônia xintoísta, reforçando o caráter espiritual e cultural do evento. O festival também contará com uma demonstração do ritual tradicional do moti tsuki, em que a massa de arroz é socada com martelos de madeira dentro de um pilão, em um ritual coletivo que simboliza união e renovação.
O Moti Tsuki Matsuri marca o encerramento de um ano especial para a Liberdade e para a ACAL, presidida por Danilo Fujita, que vivenciou um período de renovação, fortalecimento das ações comunitárias e valorização das tradições. O evento integra ainda as comemorações dos 130 anos da Amizade entre Brasil e Japão e dos 120 anos do bairro da Liberdade.
Realização e apoio
Divulgação
O festival é realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), com correalização do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Província do Japão no Brasil) e Aliança Cultural Brasil-Japão.
O patrocínio é de Pedro Yano & Cia Ltda, Sakura Nakaya Alimentos e Senshi Brasil, com apoio da Fundação Kunito Miyasaka, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Polícia Militar, CET, Rodrigo Goulart e dos vereadores Kenji Ito e George Hato.
[1] https://abcdoabc.com.br/liberdade-o-coracao-cultural-e-historico-da-comunidade-japonesa-em-sao-paulo/
[2] https://www.instagram.com/acal_liberdade_oficial/