
Uma promessa cumprida logo no primeiro dia da atual gestão municipal transformou o atendimento de saúde em São Bernardo do Campo [1]. O Hospital de Urgência (HU) passou a atender demanda espontânea, deixando de receber exclusivamente casos encaminhados pelo Samu ou transferidos de outras unidades. Um ano depois, os números confirmam o impacto positivo da medida.
No primeiro ano de funcionamento de portas abertas, o HU registrou um aumento de 215% na média mensal de atendimentos, que saltou de 5.300 para 16.900 pacientes. A mudança contribuiu diretamente para reduzir a sobrecarga em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
Hospital de Urgência amplia equipes e serviços
Divulgação/PMSBC
Ao longo dos 12 meses, o Hospital de Urgência passou por reforço significativo em sua estrutura humana, com a contratação de 58 profissionais de enfermagem, além da ampliação de equipes em outras áreas assistenciais. O prefeito Marcelo Lima acompanhou de perto o funcionamento da unidade em diversas visitas ao longo do ano.
Em setembro de 2025, o Hospital de Urgência iniciou atendimentos oftalmológicos por encaminhamento, totalizando 763 procedimentos até novembro. Também houve a retomada das cirurgias pediátricas e um aumento de 25% no número de altas hospitalares, refletindo maior capacidade de resposta do serviço.
Melhorias estruturais qualificam o Hospital de Urgência
Divulgação/PMSBC
Entre as melhorias realizadas no HU [2] estão a implantação de uma brinquedoteca, reforma da hotelaria e da ambiência dos quartos de internação, instalação de televisores, troca de pisos e ampliação das áreas funcionais. As intervenções tiveram como objetivo humanizar o atendimento e oferecer mais conforto a pacientes e acompanhantes.
Fast Track reduz tempo de espera no Hospital de Urgência
Divulgação
Em novembro, o Hospital de Urgência implantou um fluxo exclusivo no Pronto Atendimento Adulto para casos de baixa complexidade, conhecido como Fast Track, [3]destinado a pacientes classificados como azul e verde. Apenas em dezembro, o novo modelo contabilizou 803 atendimentos, reduzindo de forma significativa o tempo de espera, sem comprometer o atendimento de casos mais graves.
Gestão destaca impacto do Hospital de Urgência
Na semana em que o Hospital de Urgência completou um ano de portas abertas, o prefeito voltou à unidade para conversar com pacientes e profissionais, recebendo elogios ao atendimento hospitalar e às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Em 2025, mais de 200 mil pessoas já foram atendidas aqui. Essa abertura permitiu melhorar o atendimento nas UPAs e oferecer um serviço de qualidade também no Hospital de Urgência. É assim que vamos transformando a saúde de São Bernardo”, afirmou o prefeito.
O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou o caráter técnico da decisão. “O Hospital de Urgência é um dos nossos hospitais de referência. Com melhorias estruturais e reforço das equipes, conseguimos absorver uma demanda reprimida e gerar impacto positivo direto na vida da população”, concluiu.
[1] https://www.saobernardo.sp.gov.br/
[2] https://abcdoabc.com.br/hu-de-sao-bernardo-ganha-melhorias-para-atendimento-humanizado/
[3] https://abcdoabc.com.br/agilidade-do-sistema-fast-track-sao-bernardo/