
O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente cumprindo pena em regime de detenção, apresentou novos episódios de soluços nesta terça-feira (30), após ter sido submetido a dois procedimentos cirúrgicos destinados a controlar o sintoma persistente.
Fontes próximas ao ex-mandatário informaram que Bolsonaro deve realizar um banho de sol à tarde, na mesma área em que faz sessões de fisioterapia. Não há previsão de alteração em sua acomodação no Hospital DF Sta [1]r, em Brasília.
Condição rara e acompanhamento médico
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Até a manhã desta terça-feira, o ex-presidente não apresentou sinais de hipertensão, condição que vinha se agravando nos dias anteriores. Ele também utilizou um dispositivo CPAP durante o sono, essencial para tratar a apneia do sono severa, que pode causar até 50 paradas respiratórias por hora. Médicos afirmam que Bolsonaro permanecerá sob supervisão até pelo menos quinta-feira (1º).
A internação teve início em 24 de dezembro, quando foi diagnosticado com hérnia, seguida de três procedimentos cirúrgicos. O primeiro ocorreu no dia 25, durante o Natal, com foco no tratamento da hérnia [2]. No sábado (27), foi realizado o bloqueio do nervo frênico direito [3] e, na segunda-feira (29), do nervo frênico esquerdo.
Família acompanha e detalha evolução
Renan Olaz/CMRJ
Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, atualizou seguidores sobre a saúde do pai. Segundo ele, houve melhora na flora digestiva de Jair Bolsonaro e a pressão arterial segue monitorada. No entanto, os soluços retornaram após os procedimentos, reforçando a necessidade de acompanhamento médico contínuo.
“Médicos continuam acompanhando de perto seu quadro para garantir bem-estar e recuperação adequada”, afirmou Carlos.
[1] https://www.rededorsaoluiz.com.br/star/dfstar
[2] https://abcdoabc.com.br/cirurgia-hernia-bolsonaro-termina-brasilia/
[3] https://abcdoabc.com.br/crise-de-solucos-bolsonaro-tratamento-medico/